Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2011

1

Símbolos da páscoa

Olá pessoal! Hoje eu estava fazendo uma pesquisa sobre os símbolos da páscoa para apresentar às crianças. Busquei algo simples e adorei essa explicação que colocarei aqui em baixo do acessa.com; Espero que gostem. beijos

Círio Pascal, ovos de páscoa, velas, ramos, cruz, roupa branca, entre outros... são símbolos importantes para representar a Páscoa. Símbolos, para a maioria dos cristãos, que representam a ressurreição de Jesus. Nas salas de aulas, as crianças dos primários fazem trabalhos para retratar, principalmente, coelhos e ovos. Mas, você sabe quais são e o que significa cada um deles? Quem explica é o Monsenhor Falabella.

Luz, vela e fogo

Monsenhor Falabella começa a explicar que a Páscoa é a celebração de quando o Povo de Deus, oprimido pelo faraó Ramsés II, é resgatado para Terra Prometida. "É a passagem da opressão para liberdade, das trevas para luz", diz. Assim como a passagem de Jesus da morte para vida, durante sua ressurreição. A luz, a vela e o fogo representam estes momentos.

Peixe

O peixe é o símbolo de Jesus Cristo, que na Páscoa é o alfa e o ômega (primeira e última letras, respectivamente, do alfabeto grego, simbolizados no Círio Pascal. "É que Jesus é o passado, presente e o futuro".

Coelho

Este animal é símbolo da fertilidade, porque se reproduzem facilmente e em grande quantidade. Como a Páscoa é um tempo de batismo, de novos cristãos, que são os bebês, os coelhos representam a multiplicação dos discípulos de Jesus durante o batismo, que vão continuar revivificando a mensagem de Cristo.

Sino

O badalar dos sinos nas torres das igrejas, durante a missa de domingo de Páscoa, mostra como os fiéis estão contentes com a ressurreição de Cristo e por isso também cantam Aleluia. Neste momento, acende-se o círio pascal.

Círio Pascal

É uma vela grande e grossa, com uma cruz, o símbolo alfa acima e o ômega abaixo desta cruz e os quatro algarismos do ano, que são mudados no domingo de Páscoa em uma nova vela. O círio pascal é a luz que emana de Cristo ressuscitado, que diz Eu sou a luz do mundo.

Roupa branca

A veste branca é sinal de alegria, de coração limpo, purificado. Na bíblica, em João 1:29, há uma passagem que diz: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz. A paz é também representada pela roupa branca.

Cordeiro de Deus

No Antigo Testamento, mostra que os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrifício a Deus, para se redimirem dos pecados. No Novo Testamento, Jesus Cristo é o novo Cordeiro de Deus, que é crucificado para salvar a humanidade, tirando o pecado do mundo.

Ramos

Quando Jesus entrou em Jerusalém, junto com seus discípulos, o povo tirava os ramos de palmeiras e oliveiras e jogavam para Jesus passar, assim como usavam as folhas de ramos também para acenar a Jesus.

Girassol

Não só os ramos, como outras as plantas são símbolos da Páscoa. "O girassol, por exemplo, vira-se em direção ao sol assim como o cristão está voltado para Jesus, que é a nossa luz", comenta Monsenhor.

Cruz

Monsenhor Falabella explica que a cruz já não representa mais a dor em sim uma cruz glorificada depois da ressurreição de Jesus. "É o símbolo mundial da fé católica", afirma.

Pão e vinho

São símbolos da vida eterna. São o corpo e o sangue de Jesus oferecidos na cruz. "Na missa, o pão se transforma em corpo e o vinho em sangue. Este é o mistério de nossa fé", fala Monsenhor. Na última ceia, Jesus falou sobre o pão, depois sobre o vinho: Tomai e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós. Bebei dele todos, pois este é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

Ovos

Os ovos são, desde a Antigüidade, uma forma de presentar durante a páscoa e é até hoje símbolo do nascimento, de vida começando. "Assim como o pintinho da casca do ovo, Jesus sai vivo do sepulcro e traz a vida nova", diz Monsenhor.

1 comentários:

Fabíola disse...

Oiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Estou passando por aqui para desejar uma Feliz Páscoa e convida-la para participar do sorteio do blog!!!!!!!
BJS

Postar um comentário