Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

1

Esquema corporal

1 – Esquema Corporal Representação global que a criança faz de seu próprio corpo. Ela percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam em função de sua pessoa. Perceber as partes do corpo. Ter controle de si mesmo. Para a criança, não se trata de conhecer o nome das diferentes partes do corpo, mas de movimentar-se livremente e de sentir-se à vontade. Executar movimentos globais e precisos Má estruturação do esquema corporal: Leitura desarmônica Movimentos descoordenados Lentidão Postura inadequada Descontrole das partes do corpo Timidez Dificuldade em se expressar Dificuldade em se relacionar Desatenção Sugestões: Quebra cabeça dp corpo; Fazer contorno do corpo; Recortar de revista rosto de alguem colar no papel e pedir para completar o corpo (isso funciona bem com dobraduras de rosto de bichinhos tb); Dar um deneho do rosto e pedir para que completem com o que está faltando; Músicas como Boneca de lata Segue letra: Minha boneca de lata Bateu com a cabeça no chão, Levou mais de 1 hora Para fazer arrumação. Desamassa aqui (cabeça) pra ficar boa. Obs:Poderá acrescentar: A minha boneca bateu: O pé.........................2 horas A mão......................3 horas O joelho...................4 horas A barriga.................5 horas. Vamos passear. As crianças deverão andar livremente pela quadra e/ou formar uma fila,na medida que a fila for andando, as crianças repetem cada frase da brincadeira (abaixo) proposta pela professora. Vamos passear? Então vamos lá! Pra cima não dá (repete) Pra baixo não dá (repete) Vamos passear? Então vamos lá! Olha o túnel (todos se abaixam) Obs:poderá substituir o túnel pela ponte,rio,etc... Bate na mão. As crianças deverão permanecer sentadas em círculo, voltadas para o centro ou em pé.Cantando a música e realizando os gestos: Bate na mão, Bate no chão, Bate na mão, Põe a mão no cabeção. Obs:Poderá substituir o cabeção por outra parte do corpo. Música xuxa : Bem, os CDs da Xuxa são ótimos para trabalhar Esquema Corporal! Citarei os três primeiros CDs e as faixas que mais utilizo! As letras "falam por si"! - CD 1 - faixas 5, 7, 10, 11, 12 e 14. Sempre finalizo as atividades com uma faixa mais "calma": faixa 15; - CD 2 - faixas 2, 3, 4, 7, 9, 11, 15. Para finalizar: faixa 20; - CD 3 - faixas 1, 2, 4, 8, 9. Para finalizar: faixa 17. São só algumas sugestões.. pena que não estou conseguindo postar fotos hj... :(

1 comentários:

Walkíria Gonçalves disse...

Amei seu cantinho Andressa.

Bjs

Postar um comentário