Projeto
O sapinho e a sapinha
Andressa Caroline
Projeto: O sapinho e a sapinha
Público alvo: 1º ano
DURAÇÃO: 3 DIAS
OBJETIVOS:
ü Trabalhar o lógico matemático, leitura e produção de texto;
ü Despertar o interesse dos alunos pelo tema central do projeto;
ü Instigar o trabalho em grupo em especial nas atividades envolvendo o lógico matemático;
ü Identificar a diferença de macho/fêmea;
ü Identificar e respeitar os diversos tipos de família;
ü Identificar como ocorre a transformação dos anfíbios;
ü Oportunizar a aprendizagem de novos grupos de palavras;
ü Propiciar o contato com diversos portadores de texto;
ü Desenvolver a capacidade de dramatização e reconto;
ü Despertar as habilidades artísticas;
ü Reconhecer o tipo de habitat;
Conteúdos e metodologia:
Ø História dos sapinhos (formação familiar);
Ø Gráficos representativos;
Ø Pequenos vídeos sobre sapos e sua reprodução/transformação;
Ø Mural das descobertas;
Ø Potinho de notícias;
Ø Linguagem oral e escrita: textos coletivos, leitura de textos complementares;
Ø Curiosidades;
Ø Confecção de cartazes;
Ø Jogos matemáticos diversos;
Ø Reconto de história;
Ø Vídeo com música tema do projeto : O sapinho saiu pra passear;
Ø Confecção de alguns jogos;
Ø Confecção de fantoches;
Ø Recontos por meio de fantoches;
Ø Dramatização de música tema do projeto dentre outras;
Avaliação:
Será realizada por meio de registros que estarão de acordo com a participação dos alunos, interesse e desenvolvimento individual e coletivo dos mesmos;
1º dia:
Incentivando os alunos:
Levar para a sala dentro de uma caixa surpresa um sapo de mentira. Deixar que todas as crianças em roda pegar na caixa para tentar adivinhar o que tem nela. Registrar no quadro as sugestões dos alunos. Passando um tempo dizer que agora terão dicas:
1ª dica: Pode ser grande ou bem pequeno
2ª dica: Tem 4 pernas
3ª dica: Seu nome tem 4 letras
4ª dica: Pode viver na água e na terra
5ª dica: nasce de um jeito, depois se transforma e vive de outro jeito.
Após as dicas algum aluno irá adivinhar.
(iniciei trabalhando matemática , ciências)
Apresentar então o sapo para a turma. Pedir que os alunos falem como escreve o sapo, sua letra inicial , final, quantas letras, quantas vogais, quantas silabas. Pedir para que os alunos falem outras palavras que comecem com a 1ª sílaba da palavra sapo e outras palavras que terminem com a 2ª sílaba da palavra.
Registrar no máximo seis palavras no quadro e pedir aos alunos que copiem e que pintem a primeira e a última letra de cada palavra, que escrevam na frente quantas letras e depois quantas sílabas, que circulem as vogais e que façam o desenho ao lado de cada palavra. E os alfabéticos deverão escolher duas palavras e escrever duas frases utilizando as mesmas.
Dizer que aquele sapo ficará por ali por alguns dias... Para que a turma conheça um pouco sobre a vida dele.
Passar o vídeo da Xuxa: O sapinho saiu pra passear.
Apresentar a letra da música por meio de cartaz. Identificar algumas palavras. Fazer interpretação da música.
Lançar a seguinte pergunta: Depois que os sapinhos se casaram e foram morar em um brejinho o que aconteceu? Realizar uma produção de texto coletiva com a turma onde os mesmos deverão copiar a desenhar.
Para casa: Realizar pesquisa sobre sapo.
2º dia:
Apresentar um vídeo aos alunos do nascimento dos girinos. Após o vídeo fazer o registro por meio de desenho e os alfabéticos realizarem registros escritos. Conversar sobre o nascimento e transformação dos girinos em sapos com auxilio de máscaras (cada fase do girino) as crianças serão escolhidas de acordo com a quantidade de máscaras.
Elaborar um gráfico coletivo com a turma sobre o nascimento dos girinos do casal da música. Registrando a quantidade.
Brincar do jogo do arremesso onde o saquinho de areia será um sapinho.
Após apresentar o Jogo da velha para os alunos feitos pela professora. Dizer que cada grupo fará o seu. Aula de artes e construção de jogos.
Após distribuir aos alunos um quadro com a sequência numérica de 1 a 50; lápis. Brincar de descobrir o número intruso.
Brincando com os dados. Dividir a turma em dois grupos. Pedir dois representantes de cada grupo. Eles receberão um dois dados com números e um dado pequeno com sinal de adição, subtração, perdeu a vez e outro com ponto de interrogação. Jogar um dado, por exemplo, cair o número 5 jogar o pequeno se sair o + jogar o outro vamos dizer que saia o 4 , o grupo da vez deverá responder quanto é 5+4. Se sair o perde a vez dará a vez para o outro grupo e se sair o interrogação escolhera se vai querer adição ou subtração. O professor deverá escolher quantas rodadas. Ganhará a equipe que acertar as respostas e obtiver o maior número de pontos ao final do jogo.
3º dia:
Aula de artes:
Teatrando com os sapinhos. Brincar de um jogo de dado dos sentimentos. Dividir a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá jogar o dado. A carinha que sair ele deverá escolher um grupo para dramatizar aquele sentimento. Todos do grupo escolhido deverão dramatizar. E vai trocando até que todos participem. Os grupos só poderão repetir após todos os grupos terem participado da rodada.
Após a atividade confeccionar com os alunos um fantoche de sapos. Cada um deverá nomear o seu sapinho. Realizar dramatizações livres dos grupos utilizando os fantoches.
Após todas essas atividades preparamos o musical com a música O sapinho saiu pra passear do DVD da XUXA.
Algumas fotinhas do nosso trabalho e da oficina de jogos.
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