Enfim, o que tanto esperamos acontece... chega a nossas mãos a tão esperada lista com os nomes dos nossos pequenos. Nesse momento é um misto de sentimentos, alegria, medo, dúvidas, angústias... e agora?
A primeira coisa que me vem a mente é: Eles vão chorar, são bem ativos? E os pais... será que são legais, participativos?
E eu? Será que vou gostar, que vou ficar feliz, que desempenharei bem o meu profissional com competência? Primeiro dia então... aiai o que fazer com eles? Ah aí eu fico imaginando como será cada um... mas isso n importa, pq eu sei que sempre me apaixono por cada um. E isso é demonstrado nas atividades preparadas com tanto carinho e dedicação.
Mas sabemos que todos esses nossos sentimentos é uma adaptação. sim, professor também passa por essa fase de adaptação a cada ano que conhece uma nova turma. "A adaptação não é nada mais que o conhecimento, a conquista entre todos os envolvidos. É a tradução da expectativa, por mais que o professor esteja prestes a se aposentar, pois a partir de agora, mesmo tendo convivido com inúmeras e diferentes experiências, ele ainda não sabe o que o espera e mesmo assim, pode acreditar, acredita que tudo ficará bem, por isso é professor." Hoje, algo me surpreendeu, eu vi professores que faltam 4 anos para se aposentarem aceitarem um novo desafio, acostumados a escolher turmas de crianças com 5 anos, surpreendetentemente escolheram turmas com crianças de 4 anos. Imaginem só os sentimentos desses professores? Também passarão por uma adaptação.. mas isso realmente é ser professor e também não ter medo do novo.
Boa sorte e feliz retorno para todos nós. Que tenhamos um ano cheio de alegrias, de ideias e disposição.
Estaremos aqui, compartilhando ideias e aceitando ideias também.
Contem comigo e eu contarei com vcs.
Beijokas
Seguidores
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário