Seguidores

quarta-feira, 11 de maio de 2011

1

Brinquedoteca do nosso Jardim!

"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000)

A brinquedoteca de nossa escola não perde para as de escolas particulares. Ficou linda! As crianças merecem! Parabéns direção.
É com muito orgulho que apresento a Brinquedoteca do Jardim 116 onde as nossas crianças interagem umas com as outras, brincam de faz-de-conta, viram principes e princesas, mães, pais, professores, cozinheiros ou simplesmente se divertem como crianças... 

Segundo os PCN's:
  • A brincadeira é uma linguagem infantil.
  • No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
  • O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam.
  • Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca.
  • O brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto.
  • Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc.
  • É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações.
  • Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
Então, por favor, quem não "acha" importante o "BRINCAR" precisa repensar os seus conceitos e atitudes. Nós educadores não podemos parar de estudar, de conhecer novas teorias e experimentar novas práticas afim de que melhoremos a vida de nossos alunos.

Meus alunos na brinquedoteca:









1 comentários:

Denise David disse...

Amei essas fotos da brinquedoteca!
Parabéns pela turminha linda que vc tem!
Tenho uma turma parecida, mas a brinquedoteca...snif...rs... Município!
Beijocas e parabéns! Seu blog está cada vez mais lindo!!!

Postar um comentário