Seguidores

domingo, 6 de março de 2011

1

DESAFIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA INAUGURADA SEM VERBAS!

Olá pessoal! Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês minha experiência em uma escola recém inaugurada aqui em Brasília (essa que falei antes, inaugurada em 2009).
Toda escola nova é linda e com certeza com essa não seria diferente! Encantei-me pela escola, tudo novinho, sem vícios, nova equipe, direção estreando também, servidores...  Mas nos deparamos com uma triste realidade: A ESCOLA NÃO TINHA VERBA!!! Chegamos lá e nos deparamos com uma escola sem nada, apenas com mobiliário básico (mesas, cadeiras), não tinha material pedagógico, não tinha utensílios para a cozinha da escola, não tinha máquina copiadora, mimeografo e armários em sala,não tinha restaurante perto da escola nem cantina, nem microondas, geladeira (para os professores armazenarem suas refeições) enfim, era tudo muito precário.
E assim iniciamos as aulas com muita coragem e determinação. A direção e os professores começam a batalha, sim! Batalha! Porque não seria nada fácil. Nós professores ajudamos em tudo para a nossa sala de aula, compramos materiais diversos, prateleiras... Algumas escolas fizeram doações de papeis, disponibilizaram uma cota de cópias para nós, também ajudaram com papelaria, a DRE de acordo com suas poucas condições também ajudou um pouco. Doaram mimeógrafos que mal funcionavam, pois eram muito antigos... kkkkkk . E assim fomos levando. Tudo muito difícil.
No dia da inauguração da escola que aconteceu muito tempo depois, o governador Arruda em seu discurso (o governador e sua equipe envolvidos na caixa de pandora, todos devem lembrar-se desse escândalo em Brasília, uma vergonha e decepção) começou a perguntar para a comunidade: Na escola tem isso?  A comunidade respondia: Sim! Infelizmente a comunidade não se fez ouvida pois no momento por exemplo que ele disse: Na escola tem sala de informática? A comunidade novamente respondeu: SIM!!! Tem sala de leitura? Só ouvíamos um sim!! E a realidade era tão diferente... como tinha sala de informática se não tinham computadores? Como tinha sala de leitura se não tinham livros? Nem os pedagógicos existiam.... Isso me matou por dentro! Nossa fiquei muito triste porque naquele momento não soubemos ou tivemos a coragem de falar a verdade!
Verdade essa que só nós que estávamos inseridos na problemática é que realmente sabíamos.  De que adianta inaugurar uma escola sem verba? Sem condições dignas de realizarmos um trabalho de qualidade? Que educação é essa minha gente? O problema todo é a política suja...  entregaram-se escolas em locais que realmente necessitavam e ainda necessitam de mais escolas. Mas o foco não é a melhoria na educação, o foco não é o aluno, não é a melhoria de condições trabalhistas para os profissionais da educação... O foco é apenas um e vou contar para vocês: O foco nesse caso foi cumprir promessas de campanha para garantir uma provável reeleição e claro, aproveitar (como é tão falado nas investigações da caixa de pandora, por exemplo) para desviar mais verbas para a quadrilha! Isso tudo é revoltante! Espero que a justiça seja feita e continuem sendo punidos os envolvidos.
Voltemos à inauguração... Uma coisa bem legal que aconteceu no dia foi que aminha turminha Grão de areia foi convidada para cantar a música Grão de Areia na inauguração da escola e posso dizer que foi um momento emocionante... Afinal as crianças entraram de forma significativa para a história da escola. E eles foram lindos... Fiquei orgulhosa e emocionada!
A diretora da escola e sua equipe conquistaram o nosso respeito e admiração pela dedicação, força de vontade e perseverança. E digo o mesmo para nós professores que nos engajamos nesse desafio. E apesar de tantas dificuldades obtivemos sim grandes conquistas!

                     INAUGURAÇÃO DA ESCOLA! MINHA CABEÇA E AS AUTORIDADES!

               
                                              APRESENTAÇÃO DA MINHA TURMA!

1 comentários:

Reneide disse...

Olá Andressa! Tentei responder o seu e-mail mais da e-mail inválido, então me add no msn que lá fica melhor pra falarmos! reneidesoares@hotmail.com
Bjinhos

Postar um comentário