Seguidores

quarta-feira, 2 de março de 2011

0

Recordar é viver! Alguns fatos marcantes de 2009.

Olá pessoal! Resolvi fazer aqui uma retrospectiva do ano de 2009,  pois para mim no âmbito educacional foi um ano de mudanças e experiências diversificadas.
Eu estava com uma turma de 1° ano, em uma escola que gostava em especial dos colegas professores e claro, apaixonada pela minha turminha. De repente veio à notícia, minha turma seria fechada, pois vários alunos iriam ser transferidos para uma escola que inauguraria perto da casa deles. Com o fechamento da turma eu e outros colegas fomos remanejados para essa nova escola. Lembro-me que chorei muito, fiquei muito triste, pois não queria sair de onde estava. Mas não tinha jeito mesmo...
De um dia para o outro fui para a nova escola, me deu um medo! Foi angustiante. Uma mudança repentina, mas que eu não imaginava que me faria tão bem.
Localização da nova escola: bairro carente de recursos -  sem asfalto ( ficou em promessas não cumpridas dos últimos governos), saneamento, segurança (será que a comunidade ao menos lembra que isso deveria existir e que pagam impostos também para garanti-la? ), nenhum posto de saúde próximo, ônibus somente em poucos horários, serviço de correio e telégrafos inexistentes, pois os carteiros não conseguem chegar até lá, nem os motoboys com as marmitas gostam de ir lá devido à falta de condições para chegar e a falta de segurança. Uma das entradas é pelo lixão uma paisagem interessante.  Confesso que me assustei com essa realidade e que a partir daquele dia eu estaria inserida nela mais do que imaginava. Ao chegar à escola veio à surpresa, a escola era linda, novinha.. Logo pensei: _ Nossa vai ser legal trabalhar em uma escola nova! Que Deus nos abençoe e que eu possa realizar um bom trabalho nesse ano! E Deus me abençoou. Peguei outra turma de 1° ano e  coisas de Deus mesmo, revi vários rostinhos encantadores na minha sala. A minha turma também seria um desafio, pois era de integração inversa ( tinham 15 alunos, sendo três deles portadores de necessidades especiais, uma coisa boa da rede é essa, as turmas são reduzidas para que a integração desses alunos ocorra de forma tranqüila). Minha turma era lindaaaaaaaaa! Apaixonante.. Um presente de Deus em minha vida!
E a comunidade maravilhosa!! Amei os pais dos meus alunos, pois eram extremamente presentes e participativos. Isso mais ainda me incentivava a dar o meu melhor para aquela comunidade tão carente de recursos, porém com uma força impressionante, grande determinação e muita coragem! Um exemplo de vida para todos nós. Lá não tinha asfalto, quando não era poeira, era a lama... E vocês acham que os alunos eram sujinhos? Enganou-se  quem pensou... Eram bem cuidados, limpinhos, bem penteados, educados.. Simplesmente um encanto, uns fofinhos. Inteligentíssimos, dedicados... Ah! São tantas qualidades! Em outro post falarei mais dessa experiência.
Olha meus lindinhos do 1° ano de 2009.





PS: Os pais autorizaram no início do ano o uso de imagem das crianças para fins pedagógicos.

0 comentários:

Postar um comentário