Seguidores

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

0

Projeto Aprendendo a Voar

Olá pessoal!

Hoje vim aqui para contar um pouquinho sobre  um projeto que criei e que é a menina dos meus olhos de tão apaixonada que fiquei. Ao fim do projeto folclore fiz uma apresentação  com as crianças da Linda Rosa Juvenil pensando o seguinte: Vou realizar a culminância do projeto folclore e iniciar o projeto Primavera ( que eu nem imaginava como faria ainda), achei que seria uma jogada de mestre. Pois bem, seria... se não fosse por um aluno. kkkkk
Um dia cantando com os alunos como sempre na hora da rodinha, os meninos pediram para cantar O hino da educação infantil, advinhem? Isso mesmo, Borboletinha. Cantamos, dançamos como sempre. Ao sentarmos novamente em roda o meu aluno fala: Tia, eu vi uma borboleta lá em casa. Como as borboletas nascem? Na hora comentei apenas que eram de ovinhos. Ao chegar em casa.. veio a ideia. Poque ao inves de trabalhar o projeto Primavera eu não trabalho um projeto sobre Borboletas? Afinal elas são tão interessantes.  E foi assim que comecei o desenvolvimento do mesmo. No outro dia fiz uma pesquisa com os alunos.perguntei se gostariam de saber mais sobre as borboletas. Fizeram uma festa com a ideia. Então sondei sobre o que gostariam de saber. Foram falando enquanto eu realizava o registro no papel pardo. Olhem só os questionementos:
•    O QUE QUEREMOS SABER?
1.    Como as borboletas nascem?
2.    São diferentes?
3.    Elas se alimentam de que?
4.    Em que lugar vivem?
5.    Ela toma água?
6.    Ela é venenosa?
7.    Para onde ela vai quando chove?
8.    Como ela consegue voar?
9.    Como ela fala com a outra borboleta?


Esses foram os quetionamentos que serviram de norteio para o desenvolvimentto do Projeto.
Desde então eu só lia, falava, pensava, sonhava com borboletas. Estudei muito, fiz muita pesquisa. Foram madrugadas estudando....   Depois de 2 semanas.. sim, duas semanas! Consegui finalizar o projeto. Mas foram semanas de dedicação exclusiva nas horas vagas. Valeu a pena!

Em reunião de planejamento comentei sobre o projeto e qual não foi a minha supresa quando todas as minhas colegas do turno vespertino aderiram ao projeto , o que me surpreendeu e ao mesmo tempo me encheu de alegria. Então adaptei o projeto para 1º e 2º período. Mas ele pode ser adaptado para todas as séries iniciais.

Apesar da direção da escola achar que não haveria tempo hábil, que era complexo, que não contemlava o projeto maior da escola ( Turma da Mônica) ( bem essa parte não entendi pois todo o conteúdo contempla o curriculo da Educação Infantil) e também que já em novembro teríamos que trabalhar a lei 11.645 ( cultura afro e indigena). Eu não estava no dia dessa reunião pois encontrava-me de licença médica. (dedicarei um post sobre esse assunto). Mas as professoras insistiram e realizaram o projeto. Isso é democracia! E Parabéns para a direção que mesmo não "concordando" respeitou a decisão do grupo, isso é gestão compartilhada!  O projeto foi um sucesso. Estou deixando o linck para download do projeto e anexos, só gostaria de pedir que respeitassem a autoria do mesmo que está sendo registrada com direitos autorais. Bem como os anexos que foram desenvolvidos por mim tb.


Espero que gostem, que utilizem e qualquer duvida estarei aqui.


Beijo  grande e estava com saudades!



É só copiar o linck abaixo  e colar no endereço. Terá acesso a todo o projeto bem como os anexos e vídeos.
http://www.4shared.com/folder/oxA0BDfv/_online.html

0 comentários:

Postar um comentário